19 agosto 2010

Equilíbrio é... tomar um bom pequeno-almoço

Um bom dia tem obrigatoriamente que começar com um belo pequeno-almoço, café da manhã ou desjejum, como lhe prefiram chamar.

Já é da sabedoria comum que a primeira refeição do dia é a mais importante, mas quem está em dieta tem muitas vezes o hábito de saltar esta refeição.

No entanto, não há nada mais errado, já que se o pequeno-almoço for omitido, entra-se num período de jejum de 14 ou mais horas, provocando uma diminuição do metabolismo, na tentativa do organismo preservar as suas reservas energéticas. O pequeno-almoço quebra o jejum e aumenta bruscamente o metabolismo. Se se saltar esta refeição, está a contribuir-se para a "poupança" energética. Ao conservar energia não se consegue perder peso.

Além disso, não comer ao acordar é o primeiro passo para o insucesso! Cansaço, dores de cabeça e irritabilidade são algumas das consequências de quem não recarrega baterias logo pela manhã, após longas horas de jejum. Consequentemente, à hora de almoço e principalmente, ao final do dia, o apetite é maior e mais difícil de controlar. Resultado: uma ingestão muito superior de alimentos, principalmente dos ricos em gordura e açúcar.

Comece o dia da melhor forma com pão integral ou de cereais para dar energia, mas também leite, iogurte ou queijo magros, ricos em cálcio, e fruta fresca, fonte de fibras e vitaminas.



Mais e melhor? Só mesmo se de seguida for a pé para o trabalho!

Fontes: Pequeno-almoço de rei; Pequeno-almoço, a alavanca do dia

8 comentários:

  1. Oi,
    qual é o chá que vc faz para diminuir a barriguinha?
    Hummm... me interessei.

    Eu tbem acho que o café da manhã é super importante. Sempre tomo o meu.

    Bjos.

    ResponderEliminar
  2. ola linda! sou eu a marcinha.. eu trokei de nome, de foto e de blog pra "pessoas indevidas" nao me andarem a cuscar escusadamente..
    www.oquerersermagra.blogspot.com

    beijolas

    ResponderEliminar
  3. Muito importante mesmo...as vezes acordo sem fome, mais faço u m esforço e como um pouquinho...


    Beijocasss

    ResponderEliminar
  4. para mim é a refeição mais importante do dia, sem dúvida nenhuma!!!! se por acaso comer mal de manhã já sei que depois vou comer mt mais e pior..

    ***

    ResponderEliminar
  5. Que casinha tão linda! :)
    estou a fazer uma ronda aos blogs, ver quem ainda anda por cá e tal. Depois volto com mais tempo!
    beijos!

    ResponderEliminar
  6. Nunca dispenso o peq.almoço... Deve ser a minha refeição preferida.
    Abraços

    ResponderEliminar
  7. Agora nas férias nunca tomo pequeno almoço e deve ser o meu mal... Depois ando com fome o dia todo...

    ResponderEliminar